Portugal 2020: Linha Capitalizar Mais- SI Inovação prolongada até fevereiro
O Ministério da Economia e da Transição Digital anunciou que a Linha Capitalizar Mais- SI Inovação, um mecanismo de apoio às pequenas e médias empresas, no âmbito do programa Portugal 2020, foi prolongada até fevereiro de 2022.
A Linha Capitalizar Mais apresenta-se como uma linha de crédito com garantia mútua, a qual está enquadrada no Programa Capitalizar e ostenta uma dotação global de 1.000 milhões de euros. As candidaturas no âmbito do presente instrumento de apoio serão avaliadas pelo IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação. De salientar que as pequenas e médias empresas que pretendam apresentar uma candidatura na esfera deste instrumento devem ter pelo menos um exercício de contas aprovado.
O objetivo principal deste mecanismo de apoio é o de reforçar a capacidade empresarial, através da inovação e do desenvolvimento de novos produtos e serviços, de investimentos novos em ativos fixos, bem como, do aumento do fundo de maneio associado ao incremento da atividade.
No âmbito do presente instrumento de apoio são elegíveis as seguintes operações: operações que visem o reforço da capacitação empresarial, com o intuito de promover o desenvolvimento de novos produtos e serviços; operações de financiamento destinadas a investimento novo em ativos fixos; despesas não elegíveis em candidaturas previamente aprovadas no âmbito do programa Portugal 2020; e, finalmente, as operações que visem a aquisição de imóveis relacionados com a atividade empresarial.
De ressalvar que o prazo máximo das operações alvo de candidatura é de 12 anos e o período máximo de carência de capital situa-se nos 3 anos.
Patrícia Neves