Açores: parcela de 561M€ é dedicada à convergência social no arquipélago
O Programa Operacional dos Açores 2030, integrado no Portugal 2030, terá uma dotação global de 1140 milhões de euros, revelou o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Boieiro. O presidente acrescentou ainda que uma parcela desse valor tem como objetivo a convergência social do arquipélago e conta com o montante de cerca de 561 milhões de euros.
A proveniência dos 561 milhões de euros alocados à área social apresenta-se da seguinte forma: 450 milhões de euros oriundos do Fundo Social Europeu e 111 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural.
Aposta na ação social
José Manuel Boieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores defende a implementação de uma agenda vocacionada para o social, a qual deve incluir uma aposta estratégica na educação, na saúde, na inclusão, na cultura e no emprego. Além deste facto, José Manuel Boieiro salienta a importância de realizar um esforço com vista à convergência social, na medida em que, esta terá influência na convergência económica, a qual constitui o objetivo principal para todas as regiões do Mundo, neste período pós-pandémico.
Quadro comunitário integra objetivos estratégicos do Portugal 2030
O Programa Operacional dos Açores 2030, integra o mecanismo de apoio Portugal 2030, sendo que as suas prioridades assentam em oito eixos, cada um deles apresentando objetivos estratégicos específicos. Os oito eixos constituintes do Programa Operacional dos Açores 2030 são: qualificação, formação e emprego; sustentabilidade demográfica; energia e alterações climáticas; economia do mar; competitividade e coesão dos territórios do litoral e do interior e agricultura e florestas.
Patrícia Neves