PRR: Incentivo apoia a criação de mais de 15 mil camas em residências universitárias
O presente apoio no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, apresenta uma dotação global de 375 milhões de euros, tendo como objetivo principal o de criar cerca de 15 mil camas em residências universitárias a custo controlado até 2026. As candidaturas decorrem no período entre 8 de fevereiro e 28 de fevereiro de 2022.
No passado dia 28 de janeiro de 2022, foi publicado o aviso referente à apresentação de propostas para projetos de residências para os estudantes do Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. As instituições de Ensino Superior, bem como municípios, têm até ao dia 28 de fevereiro de 2022, a oportunidade para apresentarem as suas manifestações de interesse, as quais se encontrem fundamentadas em propostas de projetos de residências para estudantes do Ensino Superior. A agência Erasmus + assumirá o papel de beneficiário intermédio em todo o processo.
15 mil camas a preço regulado até 2026
O investimento “Alojamento Estudantil a custos acessíveis” integra a reforma profunda do sistema de alojamento para quem pretende integrar o Ensino Superior. As medidas previstas na esfera do presente apoio pretendem acelerar a disponibilização de 15 mil camas a preço regulado até 2026, nomeadamente através da construção, adaptação e recuperação de residências para estudantes, priorizando-se neste contexto os projetos de reabilitação de edifícios do Estado, de instituições de ensino superior, ou mesmo de municípios.
Disponibilizar alojamento estudantil a preços acessíveis
A falta de alojamento a preços acessíveis representa uma das principais dificuldades de quem ambiciona frequentar o Ensino Superior, sendo fundamental a adoção de medidas que permitam reverter esta situação.
Patrícia Neves