A sua empresa é socialmente responsável?

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas e as metas definidas na Agenda 2030 evidenciadas pela crise climática, têm vindo a ter um impacto significativo na forma como as empresas desempenham o seu papel na sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa (CSR) é um critério quase obrigatório para as empresas que querem destacar-se nos mercados atuais. Neste artigo, lançamos algumas pistas de como as empresas podem incorporar práticas socialmente responsáveis, melhorar a sua reputação e impactar positivamente a sociedade.

A sua empresa é socialmente responsável?

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas e as metas definidas na Agenda 2030 evidenciadas pela crise climática, têm vindo a ter um impacto significativo na forma como as empresas desempenham o seu papel na sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa (CSR) é um critério quase obrigatório para as empresas que querem destacar-se nos mercados atuais. Neste artigo, lançamos algumas pistas de como as empresas podem incorporar práticas socialmente responsáveis, melhorar a sua reputação e impactar positivamente a sociedade.

O que é a responsabilidade social corporativa?

A Responsabilidade Social Corporativa tem como conceito base a integração de um conjunto de medidas na estrutura empresarial tendo em vista, não só o valor quantitativo das suas ações, mas sobretudo o bem-estar da sociedade na qual está inserida. As empresas são responsáveis por contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos da sua atividade. Uma organização socialmente responsável tem em consideração três pilares fundamentais: sustentabilidade social, ambiental e governação (ESG - Environmental, Social and Governance) e que se traduz em fatores como o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a proteção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se insere.

Benefícios da RSC para as Empresas

Para além de trazer responsabilidades acrescidas e desafios para as empresas, a RSC traz também benefícios para as organizações. Aplicar medidas socialmente responsáveis, pode trazer benefícios tais como:

1. Mais credibilidade: uma empresa socialmente responsável tende a gerar mais confiança junto de clientes, stakeholders, consumidores e público em geral. Uma organização que não tem em vista apenas o seu valor económico e que defende princípios com base no respeito pelos direitos humanos e pelo meio ambiente pode criar maior credibilidade e uma reputação positiva, face aos seus concorrentes.

2. Mais competitividade e crescimento: uma empresa socialmente responsável é mais competitiva, com capacidade para expandir-se para novos mercados e fazer crescer o seu negócio.

3. Maior empatia junto dos seus clientes: os clientes são mais fiéis às marcas e organizações que se preocupam com as questões sociais e ambientais, que defendem a justiça social e que aplicam medidas sustentáveis, promovendo estilos de vida saudáveis e em harmonia com a natureza.

4. Redução de custos: ao aplicar medidas sustentáveis, as empresas otimizam recursos e tornam-se mais eficientes, reduzindo custos com a produção e distribuição dos seus bens apostando no crescimento sustentado das suas estruturas.

5. Maior retorno dos seus investimentos: empresas socialmente responsáveis, são empresas com uma melhor reputação e imagem positiva junto da sociedade, o que vai permitir criar novas oportunidades de negócio e gerar um maior retorno económico.

Medidas Socialmente Responsáveis que a sua empresa pode adotar

Como incorporar práticas socialmente responsáveis na sua empresa? De acordo com o relatório do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançado em outubro de 2023, em Portugal, 95% das grandes empresas e 77,7% das PME acreditam que a sustentabilidade é uma oportunidade estratégica. No entanto, a falta de conhecimento de como operacionalizar estratégias sociais e ambientais apresenta-se como a grande barreira para a implementação destas medidas.

Aqui ficam 6 medidas que pode implementar na sua estrutura de forma a tornar-se uma empresa socialmente responsável:

1. Criação de medidas de apoio ao emprego digno
Combater o trabalho precário através da implementação de medidas remuneratórias e salários dignos de acordo com as competências de cada profissional independentemente do género, religião ou etnia. Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego, inclusive para jovens e pessoas com deficiência motora ou cognitiva, grávidas ou pessoas socialmente vulneráveis, apostando no empreendedorismo, criatividade e inovação.

2. Medição de Impacto e Transparência:
Criar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável da sua empresa e responder aos desafios ambientais, sociais e económicos de forma positiva e sustentada. Seja transparente nas suas ações e claro nas suas mensagens de forma a comunicar com os seus clientes as suas preocupações sociais e ambientais.

3. Envolvimento da Comunidade e Parceria
Aposte na criação de ações internas ou externas com parceiros estratégicos ou outras instituições de cariz social e ambiental de modo a impactar as comunidades locais e próximas de si.

4. Combater as alterações climáticas
Adopte medidas para combater as alterações climáticas, nomeadamente através de uma política de gestão de resíduos sustentável e baseada na circularidade (reciclar, reutilizar e reduzir).

5. Acompanhar as medidas de redução de desperdício locais/globais
Esteja a par das medidas que deve implementar para causar um impacto positivo no desenvolvimento sustentável do planeta. As empresas amigas do ambiente sabem que o caminho passa pela sustentabilidade ambiental e pela aplicação de medidas que reduzem o impacto das suas ações.

6. Otimização de recursos
Aproveite e canalize de forma sustentada todos os recursos da sua empresa de forma a poupar o meio ambiente enquanto reduz os seus custos.

Práticas sustentáveis de âmbito social, ambiental e governativa podem influenciar positivamente a longevidade e a estabilidade das empresas. Mas são também uma vantagem competitiva na criação de novas oportunidades de negócio, a conquista de novos mercados, expansão e crescimento de negócios de forma sustentada.

Andreia Arenga
24.01.2024

Todos os direitos reservados. Este artigo é protegido por direitos de autor e não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou utilizado, no todo ou em parte, sem a permissão prévia por escrito de Equações Exaustivas Lda. Todas as marcas registadas, nomes de empresas, logotipos e produtos mencionados são propriedade dos seus respetivos detentores.

Partilhar

O que é a responsabilidade social corporativa?

A Responsabilidade Social Corporativa tem como conceito base a integração de um conjunto de medidas na estrutura empresarial tendo em vista, não só o valor quantitativo das suas ações, mas sobretudo o bem-estar da sociedade na qual está inserida. As empresas são responsáveis por contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos da sua atividade. Uma organização socialmente responsável tem em consideração três pilares fundamentais: sustentabilidade social, ambiental e governação (ESG - Environmental, Social and Governance) e que se traduz em fatores como o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a proteção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se insere.

Benefícios da RSC para as Empresas

Para além de trazer responsabilidades acrescidas e desafios para as empresas, a RSC traz também benefícios para as organizações. Aplicar medidas socialmente responsáveis, pode trazer benefícios tais como:

1. Mais credibilidade: uma empresa socialmente responsável tende a gerar mais confiança junto de clientes, stakeholders, consumidores e público em geral. Uma organização que não tem em vista apenas o seu valor económico e que defende princípios com base no respeito pelos direitos humanos e pelo meio ambiente pode criar maior credibilidade e uma reputação positiva, face aos seus concorrentes.

2. Mais competitividade e crescimento: uma empresa socialmente responsável é mais competitiva, com capacidade para expandir-se para novos mercados e fazer crescer o seu negócio.

3. Maior empatia junto dos seus clientes: os clientes são mais fiéis às marcas e organizações que se preocupam com as questões sociais e ambientais, que defendem a justiça social e que aplicam medidas sustentáveis, promovendo estilos de vida saudáveis e em harmonia com a natureza.

4. Redução de custos: ao aplicar medidas sustentáveis, as empresas otimizam recursos e tornam-se mais eficientes, reduzindo custos com a produção e distribuição dos seus bens apostando no crescimento sustentado das suas estruturas.

5. Maior retorno dos seus investimentos: empresas socialmente responsáveis, são empresas com uma melhor reputação e imagem positiva junto da sociedade, o que vai permitir criar novas oportunidades de negócio e gerar um maior retorno económico.

Medidas Socialmente Responsáveis que a sua empresa pode adotar

Como incorporar práticas socialmente responsáveis na sua empresa? De acordo com o relatório do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançado em outubro de 2023, em Portugal, 95% das grandes empresas e 77,7% das PME acreditam que a sustentabilidade é uma oportunidade estratégica. No entanto, a falta de conhecimento de como operacionalizar estratégias sociais e ambientais apresenta-se como a grande barreira para a implementação destas medidas.

Aqui ficam 6 medidas que pode implementar na sua estrutura de forma a tornar-se uma empresa socialmente responsável:

1. Criação de medidas de apoio ao emprego digno
Combater o trabalho precário através da implementação de medidas remuneratórias e salários dignos de acordo com as competências de cada profissional independentemente do género, religião ou etnia. Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego, inclusive para jovens e pessoas com deficiência motora ou cognitiva, grávidas ou pessoas socialmente vulneráveis, apostando no empreendedorismo, criatividade e inovação.

2. Medição de Impacto e Transparência:
Criar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável da sua empresa e responder aos desafios ambientais, sociais e económicos de forma positiva e sustentada. Seja transparente nas suas ações e claro nas suas mensagens de forma a comunicar com os seus clientes as suas preocupações sociais e ambientais.

3. Envolvimento da Comunidade e Parceria
Aposte na criação de ações internas ou externas com parceiros estratégicos ou outras instituições de cariz social e ambiental de modo a impactar as comunidades locais e próximas de si.

4. Combater as alterações climáticas
Adopte medidas para combater as alterações climáticas, nomeadamente através de uma política de gestão de resíduos sustentável e baseada na circularidade (reciclar, reutilizar e reduzir).

5. Acompanhar as medidas de redução de desperdício locais/globais
Esteja a par das medidas que deve implementar para causar um impacto positivo no desenvolvimento sustentável do planeta. As empresas amigas do ambiente sabem que o caminho passa pela sustentabilidade ambiental e pela aplicação de medidas que reduzem o impacto das suas ações.

6. Otimização de recursos
Aproveite e canalize de forma sustentada todos os recursos da sua empresa de forma a poupar o meio ambiente enquanto reduz os seus custos.

Práticas sustentáveis de âmbito social, ambiental e governativa podem influenciar positivamente a longevidade e a estabilidade das empresas. Mas são também uma vantagem competitiva na criação de novas oportunidades de negócio, a conquista de novos mercados, expansão e crescimento de negócios de forma sustentada.

Andreia Arenga
24.01.2024

Todos os direitos reservados. Este artigo é protegido por direitos de autor e não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou utilizado, no todo ou em parte, sem a permissão prévia por escrito de Equações Exaustivas Lda. Todas as marcas registadas, nomes de empresas, logotipos e produtos mencionados são propriedade dos seus respetivos detentores.

Partilhar

Outros Artigos

MAIS NOTÍCIAS

Outros Artigos

MAIS NOTÍCIAS
2024-09-19T16:14:00+01:00
Go to Top