Turismo: Linha de apoio à Qualificação da Oferta continua aberta e Linha Específica do Algarve prolongada até 31 de dezembro de 2022
O Turismo de Portugal anunciou no seu site oficial, que a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta se mantém aberta até ao esgotamento da dotação prevista, enquanto que a Linha Específica de Apoio à Valorização do Algarve se encontrará em vigor até 31 de dezembro de 2022.
O Turismo de Portugal, juntamente com o sistema bancário, disponibilizou um instrumento de financiamento a médio e longo prazo de projetos turísticos, denominado de Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, a qual se encontra em vigor desde janeiro de 2021. Este instrumento financeiro apresenta como objetivo primordial o de auxiliar na revitalização da atividade turística após os constrangimentos provocados pelo contexto pandémico, ostentando uma dotação de 300 milhões de euros.
A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta integra um conjunto de ajustamentos relativamente ao financiamento, os quais se encontram fundamentados no contexto atual, como por exemplo: o aumento do financiamento associado, o reforço dos prémios de desempenho, bem como, o foco em projetos mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos, essencialmente vocacionados para os desafios que o setor apresenta.
O instrumento financeiro relativo à Linha Específica de Apoio à Valorização do Algarve, constituí um elemento integrante da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, prevendo o financiamento a médio e longo prazo de projetos de investimento localizados na região NUT II do Algarve, por parte de empresas da área turística.
Estes incentivos financeiros representam um contributo fundamental para a restruturação e reabilitação da atividade turística, a qual representou um dos setores económicos mais afetados pelo surgimento da pandemia e pelas muitas consequências e obstáculos que daí resultaram. A revitalização da atividade turística para os níveis pré-pandemia será um processo demorado, contudo são instrumentos financeiros como os apresentados, que ajudam e atenuam a dificuldade de todo o processo.
Patrícia Neves