PRR: Incentivo prevê 52,5 milhões de euros para comércio e serviços
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, está aberta a fase de candidaturas de apoio à constituição de 50 Bairros Comerciais Digitais. Esta medida ostenta uma dotação global de 52,5 milhões de euros com o intuito de promover a incorporação de tecnologia nos modelos de negócio das empresas. De salientar que a presente medida é financiada pelo fundo europeu de resposta da União Europeia à crise pandémica, o Next Generation EU.
No passado dia 24 de janeiro de 2022 teve início a fase de manifestações de interesse para uma das medidas de apoio dirigidas ao setor do Comércio e Serviços, a qual se encontra incluída na componente Empresas 4.0.
Este programa propicia o acesso a diferentes tipologias de investimento, promovendo a combinação entre a proximidade e a incorporação tecnológica, podendo os projetos não só incidir sobre o espaço físico e urbano, mas também recorrer a modelos de intervenção baseados em tecnologia digital.
Os apoios no âmbito da medida dirigida ao setor do Comércio e serviços realizam-se sob a forma de um subsídio não reembolsável, tendo como beneficiários as autarquias, as associações empresariais, assim como os consórcios formados por associações empresariais e autarquias.
De ressalvar que a primeira fase de candidaturas, a qual teve início a 24 de janeiro de 2022, se irá prolongar até 31 de março de 2022.
Patrícia Neves