Bruxelas já transferiu 70% do valor total programado referente ao Portugal 2020
De acordo com o boletim dos fundos da União Europeia, a Comissão Europeia já transferiu cerca de 18.523 milhões de euros para Portugal, no âmbito do programa Portugal 2020. Este valor equivale a mais de dois terços do valor total programado.
Em dezembro do ano passado, Portugal registou a maior taxa de pagamentos intermédios na esfera dos países com maiores envelopes financeiros, a qual se situou sete pontos percentuais acima da média da União Europeia.
No total, a Comissão Europeia já transferiu cerca de 296.386 milhões de euros para os 28 Estados-Membros, sendo que 6,2% desse montante foi atribuído a Portugal.
No final de 2021, Portugal apresentava um total de 30,5 mil milhões de euros de fundos com o intuito de apoiar um investimento total de 53 mil milhões de euros. Em termos de execução, no período referido, estavam executados 19 mil milhões de euros de fundos, enquadrando-se no domínio da competitividade, cerca de 5,8 mil milhões de euros.
Os pagamentos aos beneficiários, no final do mês de dezembro, ascenderam a 19,7 mil milhões de euros de fundos, o que equivale a 73% da dotação de fundos do programa Portugal 2020. Neste contexto, destacam-se os domínios da competitividade e internacionalização, capital humano e desenvolvimento rural.
O programa Portugal 2020 ostenta uma dotação global de cerca de 26 mil milhões de euros, os quais se destinam a promover o desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, no período entre 2014 e 2020.
Patrícia Neves