PDR: Governo aprova projetos de regadio num total de 458 mil euros
O Governo anunciou na passada semana, a aprovação de quatro projetos de reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais em Vale de Cambra, Viseu e Vinhais, num montante total de investimento de 458 mil euros. Com estes projetos, o governo prevê uma poupança de água de cerca de 50%. De salientar que os projetos aprovados serão financiados a 100% no âmbito da medida “Melhoria da eficiência dos regadios existentes” do Plano de Desenvolvimento Rural 2020.
O projeto de Vale de Cambra, o qual é promovido pela Junta de Agricultores de Cavião, apresenta como objetivo a reabilitação do regadio tradicional de Cavião. Em causa, estão 35 hectares, 141 beneficiários e um investimento de 160.840 euros, o qual prevê uma poupança de água superior a 20%.
Transição de um sistema de gravidade para um sistema de rega de pressão
Por seu lado, o projeto no concelho de Viseu, apresenta um investimento aprovado de 74.354 euros, sendo o mesmo promovido pela Junta de Freguesia da Bodiosa, com o objetivo de modernizar o sistema de regadio da Poça da Presa. O presente projeto irá abranger uma área de sete hectares e 26 beneficiários, procedendo-se à transição de um sistema de gravidade para um sistema de rega de pressão.
Poupança de água de cerca de 50%
O concelho de Vinhais ostenta um total de dois projetos aprovados. O primeiro é promovido pela Junta de Agricultores de Vila Verde, apresentando uma dotação global de 129.272 euros para a reabilitação do regadio tradicional de Vila Verde. Este projeto irá abranger 36,39 hectares e 38 beneficiários, prevendo-se uma poupança de água de cerca de 50%. O segundo projeto, ostenta um investimento total aprovado de 93.636 euros, sendo o mesmo promovido pela Junta de Agricultores de Santa Cruz, visando a reabilitação do seu regadio tradicional, englobando uma área de 24,10 hectares e 39 beneficiários.
Patrícia Neves