Criação de novas empresas em Portugal cresce 35% este ano

Criação de novas empresas em Portugal cresce 35% este ano

Nos dois primeiros meses do ano já nasceram em Portugal 8.868 empresas, o que representa um crescimento de 35% relativamente ao mesmo período do ano passado.

Alojamento e restauração e Transportes registam crescimento
Dois dos setores que registaram um maior crescimento relativamente à criação de novas empresas, foram o alojamento e restauração e transportes os quais constituíram também os mais afetados pela pandemia. Nos dois primeiros meses do ano, foram criadas 352 novas empresas no setor do alojamento e restauração e 278 no setor dos transportes o que representa um crescimento de 80% e 105% respetivamente.

Outros setores que registaram valores significativos de crescimento na esfera da criação de empresas são os seguintes: serviços gerais, atividades imobiliárias e serviços empresariais.

Lisboa concentra maior número de empresas criadas
Em termos regionais, um particular destaque para a Área Metropolitana de Lisboa, a qual registou a criação de 1 215 empresas o que equivale a um crescimento de 57% relativamente ao mesmo período do ano transato. De salientar que, em janeiro e fevereiro de 2022, encerraram cerca de 2.009 empresas, o que representou uma diminuição de 4% face ao mesmo período homólogo. Apesar da diminuição do número de encerramentos, existe um conjunto de setores que verificaram um aumento neste indicador, nomeadamente, o retalho e as indústrias.

Menos processos de insolvência face a 2021
Neste mesmo período, 263 empresas iniciaram o processo de insolvência, valor que representa uma descida de 23% face a 2021. Os números referidos confirmam uma trajetória de recuperação do empreendedorismo, o que irá beneficiar em larga escala o crescimento económico do país no período pós pandemia.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-03-24T10:30:59+00:00
Go to Top