A Publicidade como elemento promotor do desenvolvimento de uma empresa

O desenvolvimento constante das novas tecnologias, propiciou a ascensão da publicidade como forma de as empresas apresentarem aos consumidores os produtos, bens ou serviços que estas oferecem. A implementação de uma estratégia de publicidade concreta e fundamentada possibilita o desenvolvimento das empresas e consequentemente o aumento do volume de negócios destas, pois contribuí para a existência de uma maior proximidade entre empresas e consumidores, mesmo que muitas vezes estes não se apercebam da presença da publicidade no decurso do seu quotidiano. A tipologia de publicidade, assim como, o local onde esta se apresentará, varia consoante os objetivos definidos pela empresa e de acordo com o público-alvo que se pretende atingir.

O que é a Publicidade?

O conceito de publicidade consiste no ato ou efeito de dar a conhecer um produto ou um conjunto de produtos, com o desígnio de incentivar ao seu consumo, sendo comummente percecionada como a arte de convencer, persuadir e seduzir. A publicidade é um processo comunicativo que difunde a informação através de diferentes meios, como por exemplo, a televisão, a rádio, a internet e a imprensa escrita, nomeadamente jornais e revistas.

Objetivos da aposta numa estratégia de publicidade

Quando falamos em gestão de empresas, verificamos que a finalidade principal de qualquer negócio se relaciona com a maximização dos lucros, sendo que a publicidade representa um veículo fundamental para almejar este objetivo. Seguidamente iremos conhecer outros objetivos inerentes à implementação de uma estratégia de publicidade:

• Informar e persuadir os consumidores relativamente a uma empresa ou produto;
• Construir uma marca, o que representa um elemento fulcral para o crescimento de uma empresa;
• Conquistar notoriedade no mercado em que a empresa se encontra inserida;
• Reforçar e aumentar a base de contactos, o que constituí um elemento preponderante para o desenvolvimento de relações e transações comerciais;
• Promover a procura de um determinado produto ou serviço, através de um conjunto de estratégias com o desígnio de atrair e gerar espectativa nos possíveis consumidores relativamente ao produto ou serviço em questão.

Vantagens da implementação de uma estratégia de publicidade

A implementação de uma estratégia de publicidade representa um fator de primazia perante os demais concorrentes no mercado, na medida em que, permite às empresas estabelecerem uma relação de maior proximidade com os consumidores. Algumas das vantagens decorrentes da implementação de uma estratégia de publicidade são:

• Conquistar e fidelizar clientes: a ação de atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos pode ser realizada através da publicidade, uma vez que, esta promove estratégias que permitem atrair e conquistar o público;
• Obter uma relação positiva entre custo-benefício: a publicidade deve ser entendida como um investimento no crescimento de uma empresa, sendo possível a existência de um bom retorno desta, o que neste caso seria o aumento do volume de negócios;
• Aumentar o alcance da marca: a publicidade representa uma estratégia fundamental para quem deseja aumentar o alcance da sua marca, funcionando em dois cenários fundamentais: offline e online. Relativamente ao primeiro cenário, a publicidade alcança os consumidores diretamente no local onde se encontram, através da utilização de meios tradicionais como a rádio ou a televisão. Por seu lado, a internet promove o aumento do alcance fora da esfera local, estendendo-se a nível regional, nacional ou até mesmo mundial;
• Promover uma maior vantagem competitiva: a implementação de uma estratégia de publicidade representa um fator de vantagem perante os restantes concorrentes no mercado, estando essa vantagem dependente da qualidade apresentada pela publicidade.

Contudo, apesar do conjunto de vantagens apresentado, a aposta numa estratégia de publicidade também alberga um grupo de desvantagens, como por exemplo:

• Aumento dos custos relativamente à comunicação;
• Pode originar alguma confusão no consumidor, devido ao elevado número de ações publicitárias com que este se depara no decurso do seu quotidiano;
• Geralmente provoca erros relativamente à interpretação das mensagens veiculadas;
• A utilização de alguns meios apenas se encontra à disposição de grandes empresas, devido aos custos elevados que estes representam.

Tipologias de publicidade

O conceito de publicidade pode ser dividido num conjunto de tipologias, as quais evidenciam objetivos e caraterísticas diferenciadas entre si. De entre as várias tipologias podemos salientar as seguintes:

• Publicidade de produto: esta tipologia de publicidade apresenta como desígnio primordial promover o produto de uma empresa, dando-o a conhecer aos consumidores como a melhor alternativa de escolha;
• Publicidade de serviços: este elemento da publicidade pretende promover bens não materiais, ou seja, a promoção de serviços, como por exemplo: publicidade de bancos, seguradoras e operadoras de telecomunicações;
• Publicidade comparativa: com este tipo de estratégia publicitária, uma marca tem como objetivo comparar o seu produto ou serviço com o que é oferecido por um concorrente de mercado. Representa uma forma de promover e mostrar ao consumidor as vantagens de consumir o produto apresentado e as razões para não optar pela concorrência;
• Publicidade de promoção: este tipo de publicidade é realizado com o auxílio de meios de comunicação social, como é o caso da televisão, internet e rádio.

A implementação de uma estratégia de publicidade pelas empresas, contribui não só para o aumento do seu volume de negócios, devido ao maior alcance que apresentam, como também representa um fator de supremacia perante os demais concorrentes no mercado. O desenvolvimento das novas tecnologias promoveu o crescimento de outras formas de publicidade, além da realizada com recurso a meios tradicionais como a televisão ou a rádio. A tipologia de estratégia de publicidade a adotar depende dos objetivos previamente concebidos pelas empresas, assim como, o público-alvo dessa estratégia.

A publicidade tem como finalidade principal incentivar o consumo do público, o qual é geralmente persuadido a adquirir determinado produto ou serviço, independentemente de este lhe ser necessário ou não. Apesar dos custos elevados inerentes à aposta numa estratégia de publicidade, esta deve marcar uma presença constante na gestão das empresas, como metodologia promotora do aumento do seu volume de negócios. Contudo, os custos realizados com esta estratégia irão ter retorno no futuro quando se verificar uma maior procura por parte dos consumidores relativamente aos produtos e serviços das empresas.

A adoção de uma estratégia de publicidade, contribui para o desenvolvimento e crescimento das empresas, fornecendo-lhes ferramentas que permitam a sua adaptação e primazia no mercado em que se encontram inseridas.

Patrícia Neves

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2021-08-18T14:08:49+00:00
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