Algoritmos: a chave para garantir o futuro sustentável da sua empresa

O surgimento das novas tecnologias apresentou um conjunto de vantagens para as diferentes áreas da sociedade, desde as atividades quotidianas, até à forma de gestão de uma empresa. A aposta nas potencialidades da integração das novas tecnologias no âmbito da gestão de empresas, representa um fator de primazia perante os demais concorrentes no mercado, na medida em que, reduz os erros e riscos inerentes ao processo produtivo, os quais são prejudiciais à sua evolução. O apogeu dos algoritmos, fruto da evolução constante das novas tecnologias tornou, por um lado, a tomada de decisão num procedimento mais concreto e fundamentado e por outro, a gestão de empresas num processo mais eficiente.

O que é um Algoritmo?

O termo algoritmo consiste num conjunto de regras e operações bem definidas e não ambíguas que, quando aplicadas a um grupo de dados e num número finito de etapas, conduzem à solução de um problema. A aplicação de um algoritmo com o desígnio de resolver um determinado problema possibilita a diminuição do erro, assim como, a certeza de que a solução encontrada se enquadra melhor no contexto do obstáculo que se pretende ultrapassar.

O número de empresas a decidir integrar os algoritmos no âmbito da sua gestão de recursos tem vindo a crescer exponencialmente ao longo das últimas décadas, o que tem demonstrado que a aplicação dos algoritmos não se restringe à área da matemática, o berço do seu nascimento.

Vantagens e desvantagens da implementação dos Algoritmos na gestão de empresas

Como já foi referido anteriormente, os algoritmos representam uma ferramenta de gestão, baseada em elementos matemáticos que possibilita o surgimento de uma gestão de empresas fundamentada e eficiente. Todavia, apresenta um conjunto de vantagens e desvantagens, as quais tornam algumas empresas mais reticentes à sua implementação.

As vantagens da utilização dos algoritmos na gestão de empresas são:

• Tomada de decisão mais assertiva: uma tomada de decisão tendo como base uma análise cuidada de todos os dados disponíveis, permite a eliminação do risco inerente a esta;
• Diagnóstico: os algoritmos, ao analisarem todas as informações referentes às várias áreas e etapas do processo produtivo, possibilitam um diagnóstico precoce dos elementos que não estão a funcionar em conformidade com o estabelecido pela entidade empresarial;
• Otimização de processos: a implementação de algoritmos no âmbito dos processos produtivos possibilita a diminuição de erros durante o seu curso, bem como, a otimização das etapas integrantes da produção.
• Reparação de sistemas e monitorização: com a utilização generalizada das novas tecnologias e a sua implementação nos processos produtivos, geralmente observamos problemas nos sistemas informáticos ou no funcionamento dos equipamentos. Os algoritmos permitem monitorizar o seu funcionamento, assim como, a resolução de problemas de forma mais rápida e sem prejuízo para o decurso do processo produtivo.

Em contrapartida, é possível evidenciar um grupo de desvantagens que contribuem para que a implementação de algoritmos na esfera do processo de gestão de empresas, ainda não seja um processo generalizado a todas as entidades empresariais. As desvantagens são as seguintes:

• Escassez de profissionais qualificados: apesar de possuírem formação qualificada superior, ainda não é possível encontrar cursos que preparem os profissionais para a utilização destes sistemas no mercado de trabalho;
• Inexistência de uma cultura empresarial baseada em dados: o funcionamento da implementação dos algoritmos na gestão de empresas depende em grande medida da quantidade de dados disponíveis para análise. A falta de uma cultura baseada em dados por parte das empresas, apresenta um contributo importante para a reticência ou ineficácia da utilização de algoritmos na gestão de empresas.

Processo de Recrutamento e Seleção com a utilização de algoritmos

No âmbito da gestão de empresas, uma das áreas onde o contributo da utilização de algoritmos pode ser mais significativo, é na área dos Recursos Humanos.

Um dos elementos diferenciadores de um processo de recrutamento e seleção através da utilização de algoritmos é a imparcialidade, na medida em que, os algoritmos calculam e tomam decisões a partir de dados e critérios previamente estabelecidos, o que torna as suas decisões mais objetivas e exatas. Desta forma, a etapa de recrutamento e seleção apresenta-se como um processo mais lógico e preciso diminuindo a ocorrência de erros de contratação, ou de inadequação aos postos de trabalho, aumentando a segurança do processo de recrutamento.

Outra questão a ter em conta prende-se com a compatibilidade com a realidade dos utilizadores, visto que, para candidatos jovens e modernos, o interesse em participar em processos de seleção automatizados e tecnológicos é maior quando comparados com os restantes elementos da população produtiva.

Além de todos os benefícios evidenciados anteriormente, a redução de custos também deve ser tida em conta, uma vez que, as horas e dias de trabalho dedicadas à análise e consequente organização de informações de currículos e demais burocracias são altamente reduzidos.

De salvaguardar que os algoritmos apenas apresentam sugestões baseadas em critérios previamente estabelecidos, logo, se os profissionais de recursos humanos não estiverem de acordo com o candidato que o sistema considera como adequado à função e orientações da empresa, outros serão analisados.

Com o desenvolvimento constante das novas tecnologias, o surgimento dos algoritmos no âmbito da gestão de empresas, deve representar uma decisão concreta e assertiva das entidades empresariais, na medida em que, vivemos numa sociedade cada vez mais digital.

A implementação de algoritmos na gestão de empresas, consiste num investimento das entidades empresariais não só na inovação produtiva, como também, na formação dos seus colaboradores. Contudo, existe um aspeto que deve ser melhorado de modo a proporcionar uma implementação positiva dos algoritmos na gestão de empresas, que diz respeito à qualificação dos colaboradores das entidades empresariais para dominarem esta nova tipologia de tecnologia, a qual promete revolucionar a forma de gestão de uma empresa, abandonando a gestão tradicional.

Deve ser expectável que os benefícios inerentes à utilização de algoritmos na gestão de empresas perdurem no tempo, assegurando por um lado, a primazia perante os demais concorrentes no mercado no qual se encontra inserida, e por outro, a sustentabilidade futura da empresa.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-09-15T14:49:13+00:00
Go to Top