Branding: a chave para o crescimento sustentado e duradouro do seu negócio

A perceção que o público tem de uma empresa e dos seus produtos, representa um fator preponderante para o crescimento da empresa e consequente aumento do volume de negócios, o objetivo primordial no âmbito da gestão de empresas. A implementação de uma estratégia de branding sustentada e fundamentada possibilita uma maior estabilidade da imagem de uma empresa ou marca perante os consumidores, traduzindo-se num elemento de preponderância no mercado onde a empresa ou marca se encontra inserida. Todavia, o branding ainda constituí uma estratégia relativamente à qual os gestores de empresas demonstram uma certa relutância no que diz respeito à aplicação desta nos seus negócios.

O que é o Branding?

O conceito de branding refere-se à gestão da marca de uma empresa, relativamente a elementos como o nome, a imagem ou ideias que lhe estão associadas. O branding contribui para a construção da identidade de uma marca, permitindo destacar os diferenciais competitivos apresentados por esta, atribuindo valores, voz e emoções ao negócio. Uma estratégia de branding engloba um conjunto de ações com o desígnio de estabelecer relações entre a empresa ou marca e os consumidores, para que estes aquando do momento de decisão optem por determinada marca ou serviço em detrimento dos demais presentes no mercado.

Vantagens da implementação de uma estratégia de branding numa empresa

A implementação de uma estratégia de branding numa empresa representa um fator de diferenciação perante os demais concorrentes no mercado, na medida em que, permite às empresas estabelecer uma relação mais estreita com os consumidores, influenciando as suas opções de escolha. Algumas das vantagens inerentes à implementação de uma estratégia de branding são:

• Reconhecimento imediato da marca por parte dos consumidores: um dos principais constituintes de uma marca é o logótipo, sendo este a imagem pública da empresa, o qual se encontra presente em todos os momentos, desde a comunicação até à publicidade. O design de um logótipo deve ser simples e memorável, de modo a transmitir a imagem pretendida pela empresa perante o público. Uma imagem de marca sustentada e fundamentada contribui para a manutenção da estabilidade de um negócio, na medida em que, permite aos consumidores lembrar, reconhecer e recomendar os produtos;
• Cria confiança: a transmissão de uma imagem profissional para os consumidores constrói uma relação de credibilidade e confiança entre estes e uma empresa ou marca. Este facto acontece, visto que as pessoas ficam mais disponíveis para adquirir produtos de um negócio que aparente legitimidade. Neste contexto, o branding ajuda a veicular a mensagem de que a empresa é especialista no segmento de mercado no qual se encontra inserida, transmitindo confiança às pessoas relativamente à aquisição dos seus produtos;
• Possibilita o suporte às ações publicitárias: o branding funciona como um elemento complementar à publicidade, outro aspeto importante na consolidação de uma empresa ou marca;
• Propiciar a obtenção de valor financeiro: uma marca forte e consolidada é sinónimo de grandes negócios no futuro. Deste modo, quanto maior for a dedicação de uma empresa relativamente ao branding, melhor será o retorno financeiro decorrente dos esforços realizados;
• Expansão da rede de clientes: uma estratégia de branding sustentada onde as informações acerca das empresas e dos seus produtos apresentem uma maior abrangência de público, contribuindo para o crescimento da sua rede de clientes;
• Representa uma vantagem competitiva perante os demais concorrentes no mercado: independentemente da estrutura de uma empresa, esta necessita de ferramentas que lhe permitam competir com os seus concorrentes com o desígnio de conquistar o público. Neste contexto o branding, ajuda a promover iniciativas que permitem a evolução e crescimento de uma empresa;
• Funciona como uma garantia de estabilidade: a presença de estabilidade no mundo dos negócios é praticamente nula, na medida em que, os produtos fracassam, as empresas são compradas e vendidas, a tecnologia muda diariamente. Todavia, o único elemento que permanece firme e estável no decurso de todas estas transformações são as marcas, traduzindo-se assim no ativo mais sustentável de qualquer empresa.

Principais estratégias de branding para as empresas

A estratégia de branding a adotar por uma empresa deve ter como base os objetivos pretendidos com a sua implementação, o público ao qual se destina, assim como, os produtos que pretende promover. Seguidamente iremos conhecer algumas estratégias de branding:

• Atributos e benefícios: um conhecimento aprofundado e fundamentado das caraterísticas que diferenciam o produto que uma empresa oferece dos demais presentes no mercado, funciona como um elemento preponderante aquando do planeamento de ações de marketing. Neste âmbito a proximidade com o cliente aumenta, bem como, a confiabilidade relativamente à empresa;
• Posicionamento: o estudo completo e cuidadoso do público-alvo, tendo em conta o que este procura e quais são os seus hábitos e espectativas permite a definição concreta do posicionamento a adotar, o qual representa um fator de extrema importância;
• Identidade visual: a construção de uma identidade visual constituí uma ação fundamental para um negócio, na medida em que, representa o seu produto, atribuindo a este caraterísticas especificas e marcantes;
• Branding sensorial: o apelo aos sentidos do ser humano, como a audição, o olfato ou o paladar, constituí uma estratégia de branding eficaz. A apresentação de um produto, através da utilização dos sentidos biológicos do ser humano, contribui para que a retenção de informações sobre este por parte dos consumidores seja mais imediata;
• Ponto de venda: a definição do ponto de venda representa um elemento do qual depende o sucesso ou fracasso de determinado negócio. A disposição dos produtos, bem como, o design e decoração do local são constituintes importantes no momento da aquisição de produtos.

A implementação de uma estratégia de branding pelas empresas, contribui não só para o crescimento exponencial do seu volume de negócios, como também, representa um elemento de consolidação destas no mercado onde exercem a sua atividade produtiva.

O branding tem como desígnio primordial a gestão da marca de uma determinada empresa, com vista a construir uma identidade desta que seja reconhecida pelos consumidores. A implementação de uma estratégia de branding representa um elemento importante de inovação produtiva para uma empresa, visto que, possibilita a realização de alterações que permitam uma maior adequação desta às mudanças constantes no mercado.

A adoção de uma estratégia de branding, contribui para o desenvolvimento e crescimento das empresas, representando um fator de primazia perante os seus principais concorrentes.

Patrícia Neves

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2021-08-20T14:05:46+00:00
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