Diagnóstico empresarial: a ferramenta que permite conhecer e solucionar os problemas da sua empresa

Geralmente, gestores de empresas enfrentam um problema relativamente à estagnação do crescimento das suas entidades empresariais, não conseguindo perceber o porquê de isso acontecer. A realização de um diagnóstico empresarial permite encontrar e solucionar todos os elementos que estão a prejudicar o desenvolvimento da empresa, evitando ameaças à sua sustentabilidade futura, devido à visão completa que se tem sobre o seu funcionamento. Esta ação deve ser executada em todos os tipos de negócios independentemente do seu tamanho e tempo de atuação, ou seja, até as pequenas empresas, necessitam periodicamente da realização de um diagnóstico empresarial.

O que é o diagnóstico empresarial?

O conceito de diagnóstico empresarial define-se como um relatório detalhado de todas as ações que ocorrem dentro da empresa, devendo analisar os processos da empresa em todas as áreas, inclusive vendas, financeiro, marketing e gestão de pessoas.

Com a realização de um diagnóstico empresarial é possível fornecer uma visão completa da empresa aos gestores, possibilitando a identificação precoce de falhas e oportunidades que facilitam a tomada de decisões. Além disto, o diagnóstico empresarial também evidencia as áreas da empresa cujo funcionamento ocorre sem problemas relativamente à produtividade. A elaboração de um diagnóstico empresarial deve obrigatoriamente ser realizada de forma imparcial para que os resultados deste sejam fieis à realidade da empresa.

Etapas integrantes da ação de diagnóstico empresarial

O processo de elaboração de um relatório de diagnóstico empresarial é composto por um conjunto de etapas com a finalidade de atingir o objetivo máximo que consiste por um lado, em compreender os elementos que estão a prejudicar o desenvolvimento da empresa, e por outro, os constituintes da empresa que não apresentam quaisquer problemas em termos laborais. As etapas integrantes da ação de diagnóstico empresarial são:

• Recolha de informação: para a realização de um diagnóstico empresarial assertivo é preponderante recolher informações de todas as áreas da empresa, tendo em consideração os indicadores disponíveis para cada atividade desempenhada, como por exemplo:- Resultados financeiros;
– Desempenho nas vendas;
– Produtividade interna;
– Satisfação dos colaboradores;
– Reclamações dos clientes.

• Análise dos dados recolhidos: após a recolha de todas as informações das várias áreas da empresa, é necessário proceder à sua organização em gráficos e tabelas, o que facilita a identificação imediata dos pontos fortes e fracos, auxiliando a comparação com resultados futuros. Por exemplo: o elemento “Reclamações de clientes” deve ser repartido por tipo de reclamação e auxiliado por um gráfico que demonstre as percentagens de cada uma delas;

• Descrição dos problemas: a melhor maneira de compreender a extensão de um problema é através da sua descrição. A descrição deve conter o que não está a funcionar de forma correta, salientando qual deveria ser a forma de funcionamento e porquê. Tendo como base o exemplo fornecido na etapa anterior, é preponderante apontar problemas como “não cumprimento do prazo de entrega” e “envio de mercadoria errada”, assim como, a descrição detalhada do porquê de estes problemas estarem a ocorrer;

• Estratégias para resolução de falhas: a realização de um diagnóstico sem ter em consideração a forma como as mudanças serão implementadas não representa benefícios para a empresa. Deste modo, a quarta e última etapa da ação de diagnóstico empresarial, prevê o desenvolvimento de planos de ação para resolver cada um dos problemas identificados, assim como, a sua colocação em prática.

Instrumentos que auxiliam na realização de um diagnóstico empresarial

No processo de recolha de informações para a realização de um diagnóstico empresarial existe um conjunto de ferramentas que permitem uma recolha de dados mais concreta e sustentada. Os instrumentos que auxiliam na realização de um diagnóstico empresarial são os seguintes:

• Fluxo financeiro da empresa: este fluxo tem por base a avaliação das receitas e despesas da empresa durante um determinado espaço de tempo. Este elemento representa um instrumento da área das finanças que permite compreender o nível de sustentabilidade da empresa;
• Matriz SWOT: este instrumento possibilita a análise do ambiente interno e externo da empresa, de modo a escolher a tipologia de estratégia que melhor se enquadra. Esta estratégia aborda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio apresentado pela empresa;
• Observação real dos métodos de trabalho: esta ferramenta assenta no contacto mais próximo com os colaboradores, permitindo perceber como funciona o processo produtivo de forma mais prática;
• Benchmarking: o benchmarking consiste num procedimento que possibilita a análise das estratégias das entidades concorrentes. Através desta análise é possível comparar os dados recolhidos com as estratégias atuais da empresa, alvo de diagnóstico empresarial de modo a perceber quais os pontos a melhorar para garantir a supremacia perante os demais concorrentes no mercado;
• Brainstorming: este instrumento consiste em reunir o maior número de ideias possível de cada colaborador, as quais serão posteriormente colocadas na proposta de intervenção no âmbito do diagnóstico empresarial. O brainstorming promove uma maior proximidade com os colaboradores, permitindo que estes se sintam integrados no processo de mudança, visto que são estes que estão mais próximos das várias áreas da empresa, possuindo um conhecimento mais aprofundado e sustentado sobre estas.

O diagnóstico empresarial representa a primeira etapa de um processo de consultoria ou de assistência técnica e procura fornecer às entidades empresariais as condições necessárias para a melhoria dos seus níveis de desempenho profissionais.

A elaboração de um diagnóstico empresarial é de extrema importância para identificar problemas presentes e futuros no desenvolvimento da empresa, como por exemplo, gastos desnecessários, desorganização financeira, estratégias de marketing ineficientes, entre outras falhas muitas vezes silenciosas no processo empresarial, mas que prejudicam o crescimento de um negócio. A implementação do diagnóstico empresarial pelas empresas contribui não só para o crescimento do seu volume de negócios, como também representa um elemento de consolidação da sua metodologia de trabalho.

A realização desta ação no âmbito da gestão de empresas representa um investimento com a finalidade de promover a inovação produtiva, de modo, a aumentar a competitividade perante os concorrentes no contexto de mercado no qual se encontram inseridas. Através do diagnóstico empresarial é possível perceber de forma mais clara todos os elementos que estão a ameaçar o crescimento e desenvolvimento das empresas, permitindo que a tomada de decisões, bem como, a procura de soluções seja mais imediata, evitando quaisquer danos à sustentabilidade de um negócio.

Patrícia Neves

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2021-09-01T13:44:34+00:00
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