Empresa portuguesa desenvolve app para optimizar trabalho híbrido

Empresa portuguesa desenvolve app para optimizar trabalho híbrido

A Natixis Portugal desenvolveu uma aplicação que permite aos colaboradores que trabalham em regime híbrido optimizar as suas tarefas. A Anywhere permite registar tarefas em trabalho remoto, planear idas ao escritório, pesquisar informação e contactos de colegas e consultar mapas das diversas áreas do edifício. Desenvolvida no Centro de Excelência da Natixis Portugal, no Porto, a plataforma já é utilizada por mais de 40 mil colaboradores em 22 países, 56 cidades e 109 escritórios.

A aplicação web nasceu da necessidade em gerir os fluxos internos e concentrar toda a informação da empresa, facilitando a sua consulta por parte dos colaboradores e dos próprios gestores de recursos humanos. A app pode ser utilizada a partir de um computador ou smartphone. “Esta ferramenta favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa, o que consideramos essencial para continuar a criar, a partir do Porto, as melhores soluções para o Groupe BPCE e a fazer crescer o projeto da Natixis em Portugal”, explicou Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, num comunicado sobre o lançamento da aplicação.

Desenvolvimento da app marcou a transição para trabalho remoto
O desenvolvimento da aplicação Anywhere teve início durante a pandemia com a implementação do modelo de trabalho remoto e mostrou-se uma ferramenta essencial na organização e gestão da empresa. “Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial”, acrescenta.

Reduzir o desperdício alimentar
Para além de facilitar a gestão e os fluxos de trabalho dos colaboradores em regime híbrido, a plataforma permite ainda reduzir o desperdício alimentar nas cantinas da empresa. Uma vez que é possível para os colaboradores gerir e planear as suas idas ao escritório através da app, a empresa tem a capacidade de controlar assim o número de refeições tendo em conta o número de colaboradores presentes no escritório durante a semana. “Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”, explica Marcelo Costa, tech lead na Natixis em Portugal.

Partilhar

2022-11-18T15:33:19+00:00
Go to Top