Expandir negócios além-fronteiras: as vantagens da internacionalização de uma empresa

Expandir negócios além-fronteiras: as vantagens da internacionalização de uma empresa

A internacionalização de uma empresa constitui um elemento fundamental para a sua sustentabilidade futura, uma vez que possibilita que esta exerça a sua atividade produtiva e comercial no panorama internacional, encontrando assim uma maior variedade de consumidores. A expansão internacional de uma entidade empresarial apresenta um conjunto de benefícios, nomeadamente exploração de novos mercados, criação de uma marca global e acesso a novas oportunidades de negócio.

Ao longo deste artigo, iremos conhecer melhor o conceito de internacionalização de uma empresa e todos os elementos que este alberga, bem como, as vantagens do processo de internacionalização para a empresa.

Internacionalização
A internacionalização de uma empresa consiste essencialmente na extensão das suas estratégias de produtos-mercados e da sua respetiva integração vertical para outros países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional. Deste modo, é possível descrever o processo de internacionalização como um movimento das operações da empresa para fora do país de origem.

Algumas das razões que levam uma empresa a avançar para um processo de internacionalização são:

- Necessidade de crescimento da empresa;

- Aproveitamento da capacidade produtiva disponível;

- Obtenção de economias de escala;

- Exploração de competências e tecnologias;

- Diversificação de riscos;

- Limitações do mercado doméstico;

- Perceção de dinamismo dos mercados externos;

- Resposta a concorrentes;

- Acompanhamento dos clientes na sua internacionalização;

- Abordagens por empresas estrangeiras;

- Custos de produção mais baixos no exterior;

- Acesso a um conjunto vasto e diversificado de conhecimentos tecnológicos;

- Apoios dos governos, quer seja do país de origem quer oriundos do país de acolhimento;

- Vantagens relativamente a lucros, bem como, uma diversidade de benefícios de ordem fiscal.

Diversidade de receitas
O processo de internacionalização funciona como uma alternativa em situações de mercado interno saturado. O sucesso de um produto no mercado internacional permite não só ampliar a carteira de clientes, como também, diversificar a origem das receitas.

Maior volume de vendas
A presença de uma empresa no mercado internacional, proporciona não só uma maximização da procura, como também, um maior volume de vendas, o que por sua vez irá contribuir para que a empresa tenha melhores resultados económicos.

Consolidação da imagem da empresa
Uma das vantagens principais do processo de internacionalização de uma empresa prende-se com o incremento da reputação e da imagem da empresa perante os demais concorrentes no mercado.

Aumento das sinergias
Ao entrar num mercado internacional, a empresa tem a possibilidade de, não só estabelecer novas relações comerciais com parceiros diversificados, como também entrar em canais de distribuição internacionais.

Redução de custos e acesso a novas tecnologias
Quando uma empresa inicia o processo de internacionalização, fica disponível para beneficiar de investimentos estrangeiros, os quais podiam não existir no seu país de origem. O investimento estrangeiro pode ser um elemento importante para a sua empresa ou negócio, na medida em que permite acelerar o crescimento, o acesso a talentos mais baratos, a redução de impostos e uma logística mais acessível.

A expansão internacional de uma empresa também pode ajudar a que esta consiga aceder a novas tecnologias e a ecossistemas no setor e na força de trabalho internacional.

Internacionalização e a gestão de empresas.
A implementação de um processo de internacionalização no âmbito da gestão de empresas representa não só uma aposta no desenvolvimento da organização empresarial, na medida em que, aumenta as possibilidades da sua sustentabilidade futura, como também, constitui um elemento importante de inovação produtiva e de capacitação dos colaboradores. Esta maior capacitação dos colaboradores de uma empresa, acontece pelo facto de esta lhes fornecer ferramentas que permitem o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Atualmente, o conjunto de empresas que aposta na ação de internacionalização ainda é um pouco reduzido, muito por força da incerteza do contexto mundial económico e social. As possibilidades inerentes a um processo de internacionalização são diversificadas, dependendo da tipologia de atividade produtiva da empresa.

 

A Start PME pode ajudá-lo a expandir os seus negócios e a internacionalizar a sua empresa. Saiba como clicando aqui.

 

Patrícia Neves

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2022-07-05T09:10:38+01:00

Expandir negócios além-fronteiras: as vantagens da internacionalização de uma empresa

A internacionalização de uma empresa constitui um elemento fundamental para a sua sustentabilidade futura, uma vez que possibilita que esta exerça a sua atividade produtiva e comercial no panorama internacional, encontrando assim uma maior variedade de consumidores. A expansão internacional de uma entidade empresarial apresenta um conjunto de benefícios, nomeadamente exploração de novos mercados, criação de uma marca global e acesso a novas oportunidades de negócio.

Ao longo deste artigo, iremos conhecer melhor o conceito de internacionalização de uma empresa e todos os elementos que este alberga, bem como, as vantagens do processo de internacionalização para a empresa.

Internacionalização
A internacionalização de uma empresa consiste essencialmente na extensão das suas estratégias de produtos-mercados e da sua respetiva integração vertical para outros países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional. Deste modo, é possível descrever o processo de internacionalização como um movimento das operações da empresa para fora do país de origem.

Algumas das razões que levam uma empresa a avançar para um processo de internacionalização são:

- Necessidade de crescimento da empresa;

- Aproveitamento da capacidade produtiva disponível;

- Obtenção de economias de escala;

- Exploração de competências e tecnologias;

- Diversificação de riscos;

- Limitações do mercado doméstico;

- Perceção de dinamismo dos mercados externos;

- Resposta a concorrentes;

- Acompanhamento dos clientes na sua internacionalização;

- Abordagens por empresas estrangeiras;

- Custos de produção mais baixos no exterior;

- Acesso a um conjunto vasto e diversificado de conhecimentos tecnológicos;

- Apoios dos governos, quer seja do país de origem quer oriundos do país de acolhimento;

- Vantagens relativamente a lucros, bem como, uma diversidade de benefícios de ordem fiscal.

Diversidade de receitas
O processo de internacionalização funciona como uma alternativa em situações de mercado interno saturado. O sucesso de um produto no mercado internacional permite não só ampliar a carteira de clientes, como também, diversificar a origem das receitas.

Maior volume de vendas
A presença de uma empresa no mercado internacional, proporciona não só uma maximização da procura, como também, um maior volume de vendas, o que por sua vez irá contribuir para que a empresa tenha melhores resultados económicos.

Consolidação da imagem da empresa
Uma das vantagens principais do processo de internacionalização de uma empresa prende-se com o incremento da reputação e da imagem da empresa perante os demais concorrentes no mercado.

Aumento das sinergias
Ao entrar num mercado internacional, a empresa tem a possibilidade de, não só estabelecer novas relações comerciais com parceiros diversificados, como também entrar em canais de distribuição internacionais.

Redução de custos e acesso a novas tecnologias
Quando uma empresa inicia o processo de internacionalização, fica disponível para beneficiar de investimentos estrangeiros, os quais podiam não existir no seu país de origem. O investimento estrangeiro pode ser um elemento importante para a sua empresa ou negócio, na medida em que permite acelerar o crescimento, o acesso a talentos mais baratos, a redução de impostos e uma logística mais acessível.

A expansão internacional de uma empresa também pode ajudar a que esta consiga aceder a novas tecnologias e a ecossistemas no setor e na força de trabalho internacional.

Internacionalização e a gestão de empresas.
A implementação de um processo de internacionalização no âmbito da gestão de empresas representa não só uma aposta no desenvolvimento da organização empresarial, na medida em que, aumenta as possibilidades da sua sustentabilidade futura, como também, constitui um elemento importante de inovação produtiva e de capacitação dos colaboradores. Esta maior capacitação dos colaboradores de uma empresa, acontece pelo facto de esta lhes fornecer ferramentas que permitem o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Atualmente, o conjunto de empresas que aposta na ação de internacionalização ainda é um pouco reduzido, muito por força da incerteza do contexto mundial económico e social. As possibilidades inerentes a um processo de internacionalização são diversificadas, dependendo da tipologia de atividade produtiva da empresa.

 

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Patrícia Neves

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