Inteligência emocional e empreendedorismo: dois elementos unidos em função do mesmo objetivo

O crescimento de uma empresa pode ser condicionado por um número variado de fatores, nomeadamente elementos subjetivos que agem de forma silenciosa, mas os seus resultados positivos ou negativos causam um forte impacto. Um destes elementos subjetivos é a inteligência emocional. Num ambiente extremamente competitivo como é o empresarial, a inteligência emocional pode constituir um fator diferencial de mercado relativamente aos demais concorrentes.

O que é a Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional consiste na capacidade de lidar e gerir as próprias emoções através da sua utilização em benefício próprio. Relativamente às empresas e negócios, este conceito define-se como o ato de considerar e entender as emoções de outras pessoas como acionistas, gestores, colaboradores, parceiros de negócios ou clientes, procurando analisá-las, com o objetivo de retirar vantagens para todos os envolvidos.

O conceito de Inteligência Emocional assenta em cinco pilares fundamentais:

• Reconhecer as emoções próprias;
• Controlar as emoções próprias;
• Auto motivação;
• Empatia;
• Habilidades Interpessoais.

A forma como uma pessoa vê o mundo, o seu modelo mental pode ter repercussões na maneira como exerce o seu papel de líder, nomeadamente a forma como perceciona a organização e as pessoas. Por exemplo, um líder inteligente e participativo consegue mais facilmente envolver todos os colaboradores em prol do mesmo objetivo, promovendo um ambiente de trabalho apelativo.

O que é o Empreendedorismo?

O conceito de Empreendedorismo define-se como a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas previamente existentes, sendo este comummente utilizado no âmbito empresarial. Encontra-se muitas vezes relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, geralmente compreendendo inovações ou riscos.

As caraterísticas distintivas de um bom empreendedor são a sua capacidade visionária, através da transformação de problemas em oportunidades, a dedicação total ao projeto que realiza e a colaboração estreita com os demais parceiros, com base numa relação de saber dar e receber opiniões. Outro traço particular de um bom empreendedor prende-se com a sua capacidade para reagir a críticas negativas.

Benefícios da Inteligência Emocional quando aplicada na gestão empresarial

A implementação da Inteligência Emocional como instrumento de negócios requer um elevado grau de autoconhecimento, assim como, a necessidade de desenvolver mecanismos que permitam um melhor entendimento de si próprio e de outras pessoas, as quais apresentam comportamentos distintos.
Uma aplicação adequada da Inteligência Emocional numa empresa, permite almejar os seguintes benefícios:

• Melhoria da produtividade: uma gestão inteligente das emoções permite a sua conversão como fonte de motivação e consequente aumento dos níveis de produtividade. O sucesso na utilização de estratégias de Inteligência Emocional permite compreender variáveis subjetivas e assim gerar melhores resultados nos colaboradores de uma empresa.

• Aumento das vendas e receitas financeiras: a Inteligência Emocional apresenta um enorme potencial no que diz respeito ao entendimento das reações por parte dos clientes, possibilitando à empresa utilizar essas informações para compreender as preferências evidenciadas pelos clientes. Esta perceção permite criar soluções com vista ao aumento das vendas e consequentemente um maior retorno financeiro.

• Melhor entendimento do perfil próprio enquanto gestor: um entendimento mais concreto sobre o perfil como gestor permite um melhor controlo das emoções ao direcionar os demais colaboradores em prol das metas organizacionais.

• Permite realizar decisões mais racionais relativamente aos negócios: a constante dicotomia razão vs emoção constitui um fator que retira a racionalidade das atividades do quotidiano, pois enquanto seres humanos, o impulso é sempre tomar decisões tendo por base as emoções. A Inteligência Emocional quando aplicada nos negócios gera um ambiente avançado de gestão de risco empresarial com base na racionalidade.

• Reações positivas perante as adversidades: as adversidades são imprevistas e inevitáveis, contudo o que diferencia pessoas e empresas das restantes é a sua capacidade de ter reações positivas perante situações que decorrem de forma diferente do esperado. A Inteligência Emocional ajuda a compreender as reações, de modo a ultrapassar as adversidades e a procurar soluções para os obstáculos encontrados.

• Decisões mais sustentadas: a Inteligência Emocional permite a tomada de decisões de forma mais imediata e concreta, respondendo de forma adequada às situações com que se deparam. As decisões são tomadas tendo por base reflexões, análises detalhadas, bem como a consideração mútua dos interessados na decisão.

Orientações de como utilizar a Inteligência Emocional nos negócios

Como em todos os aspetos da nossa vida, também no meio empresarial é necessário haver equilíbrio, na medida em que, estamos a falar de um ambiente onde existe interação entre pessoas com perfis de perceção e comportamento diferentes. Algumas orientações para utilizar de forma eficaz a Inteligência Emocional na gestão do seu negócio são:

• Autoconhecimento: esta fase da implementação da Inteligência Emocional, defende a importância de ter noção das capacidades próprias relativamente à Inteligência Emocional, como por exemplo, a forma de reagir sob situações de stress, ou qual o nível de maturidade que apresenta para a efetivação de uma estratégia tão complexa como a Inteligência Emocional. O conhecimento próprio ajuda a perceber o seu perfil de empreendedor, assim como, gostos, aptidões, qualidades e dificuldades. Após este conhecimento próprio é possível encontrar formas de melhorar.

• Evitar reagir no decurso de conflitos: as divergências de ideias no sentido negativo, podem representar sérios riscos ao crescimento de um negócio. Neste sentido é imperial aplicar a estratégia da Inteligência Emocional, para um melhor controlo e análise do cenário com que se deparam. Para isto, é necessário evitar reagir durante os conflitos, pois estes representam momentos nos quais as pessoas deixam a emoção prevalecer perante a razão.

• Utilização da empatia como forma de entender os clientes: nesta fase, a Inteligência Emocional representa uma forma de os empreendedores compreenderem as reações dos clientes, colocando-se no ponto de vista do cliente, permitindo perceber o que este deseja. Nesta abordagem, a aplicação da Inteligência Emocional permite perceber as variáveis, “o quê”, “onde”, “como” e “quando” os clientes planeiam adquirir os produtos ou serviços, assegurando uma atuação mais assertiva do negócio.

• Gestão das emoções negativas: no meio empresarial é necessário compreender que nem tudo irá decorrer sempre como planeado, pois existem obstáculos pelo caminho, o que permitirá o surgimento de emoções negativas. A utilização da Inteligência Emocional nestas situações possibilita a criação de oportunidades nas adversidades.

• Relação interpessoal: neste contexto a Inteligência Emocional permite uma melhor atenção à opinião dos demais, tendo em consideração tudo o que é dito, assim como, a análise da linguagem verbal e não verbal. Possibilita também uma melhor interpretação das opiniões previamente fornecidas, antes de apresentar a opinião própria sobre o tema proposto, evitando assim a existência de conflitos.

Relação entre Inteligência Emocional e Empreendedorismo

Um empreendedor, além de compreender todo o processo de gestão de negócios, também tem de albergar um conjunto de aptidões distintas. São elas: a empatia, a resiliência, a criatividade, a comunicação assertiva, a inovação, o foco, o otimismo, e por fim, o virtuosismo de orientar o rumo da empresa para o futuro.
Ao analisarmos estas caraterísticas que um empreendedor deve apresentar, concluímos que na sua grande maioria estão relacionadas com a Inteligência Emocional, estando assim evidenciada a relação próxima que existe ou deve existir entre ambos os elementos.

A Inteligência Emocional representa um instrumento importante no mundo empresarial, na medida em que, a sua implementação permite alcançar melhores resultados em termos de gestão estratégica e de entendimento das reações emocionais de cada pessoa. Esta ferramenta de gestão propicia o desenvolvimento de um negócio, na medida em que, alguns dos entraves com que os empreendedores se deparam podem ser facilmente eliminados através do recurso à Inteligência Emocional. O grande impacto que representou no mundo dos negócios permitiu a obtenção de benefícios no decurso dos processos rotineiros das empresas, potencializando a produtividade, ao mesmo tempo que motiva todos os colaboradores em prol do mesmo objetivo, que é o crescimento e desenvolvimento do negócio.

As vantagens que a utilização da Inteligência Emocional apresenta não se encontram circunscritas à esfera profissional, sendo também passível e fundamental a sua aplicação em termos pessoais. Pode assim ser compreendida como um investimento das empresas nos seus colaboradores, fornecendo-lhes metodologias para a realização das suas tarefas de forma mais eficaz, assim como, um incentivo à inovação produtiva.

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2021-07-16T08:44:24+01:00
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