Marketing Estratégico: o instrumento que permite planear o futuro da sua empresa

A sustentabilidade de uma entidade empresarial, implica não só o planeamento das ações a realizar no imediato, como também engloba a necessidade de pensar as futuras etapas integrantes do processo de desenvolvimento empresarial. Um planeamento sustentado das ações a desenvolver no futuro, permite que no momento da tomada de decisão esta ocorra de uma forma concreta e fundamentada. A implementação de um método de marketing estratégico numa empresa propicia a diminuição do risco relativamente à realização de ações de desenvolvimento empresarial no futuro, bem como, uma maior cautela no momento de tomar decisões importantes.

O que é o Marketing Estratégico?

O conceito de Marketing Estratégico resulta da conjugação das ideias de marketing e estratégica numa única visão. Esta tipologia de marketing envolve as ações de planeamento e análise através de uma visão de futuro e apresenta como objetivos fundamentais:

– Adaptar ou segmentar a oferta de produtos ou serviços da entidade empresarial;
– Conciliar a estratégia de comunicação apresentada pela empresa, sendo possível a realização de ajustes que permitam melhorar a eficácia desta;
– Reunir e analisar todas as informações desde as tendências de consumo até às metodologias do processo produtivo da empresa.

De salvaguardar que os objetivos do marketing estratégico apresentados assentam na análise das necessidades evidenciadas pelos indivíduos e pelas entidades empresariais.

Esta definição de marketing encontra-se fundamentada em três bases distintas: segmentação de mercado, definição do mercado-alvo e posicionamento. A função principal do marketing estratégico prende-se com a necessidade de atender à evolução do mercado de referência, e em simultâneo identificar os diferentes produtos-mercado e segmentos atuais e potenciais, tendo sempre por base a análise da diversidade de necessidades a satisfazer.

Em suma, o marketing estratégico baseia-se na criação e desenvolvimento sustentável de uma estratégia vocacionada para o mercado, devendo obrigatoriamente a organização focar-se nos seus clientes e no cumprimento e satisfação das necessidades por estes evidenciadas.

O conceito de estratégia apresenta atualmente uma presença constante no âmbito da discussão de assuntos relacionados com a gestão de empresas, como por exemplo: no planeamento de atividades, na execução de atividades e consequente análise dos resultados que advêm destas, na tomada de decisão de forma mais ponderada e sustentada, devido ao maior número de informações analisadas e também relativamente à competitividade, a qual representa o grande fator diferenciador no contexto do mercado atual.

Perspetivas de Marketing Estratégico

Aquando da definição do conceito de marketing estratégico é possível distinguir duas perspetivas fundamentais: a perspetiva prescritiva e a perspetiva emergente. Seguidamente iremos conhecer com mais detalhe estas duas perspetivas.

• Perspetiva Prescritiva: esta perspetiva apresenta um processo que se inicia com a criação do objetivo do conceito de marketing estratégico. Após a definição do objetivo, tem lugar a análise dos fatores externos e internos, bem como a procura dos recursos disponíveis. Seguidamente, ocorre o momento de ponderação sobre as várias opções disponíveis, procedendo-se à escolha de uma e à sua consequente implementação.
• Perspetiva Emergente: esta tipologia de perspetiva apresenta uma dinâmica circular, apresentando um método de funcionamento semelhante à perspetiva apresentada anteriormente. No entanto, esta é uma perspetiva mais dinâmica, forçando a perspetiva permanente a reavaliar constantemente a situação e desenvolvimento da estratégia. Esta perspetiva encontra as vantagens competitivas no mercado no qual a empresa se insere e procede ao desenvolvimento destas ao longo do tempo, proporcionando o aproveitamento das várias oportunidades de mercado.

O conceito de marketing estratégico assume-se atualmente como uma necessidade básica no âmbito do planeamento das empresas que pretendem desenvolver estratégias que lhes permitam obter maior destaque num mercado cada vez mais competitivo. O nível de competitividade no mercado de transações comerciais, tem vindo a aumentar exponencialmente ao longo dos anos, observando-se um esforço generalizado das empresas na procura de estratégias que permitam não só uma maior integração no mercado, como também uma consolidação das suas posições nele.

Processo de uma ação de Marketing Estratégico

O processo de marketing estratégico apresenta uma forma circular, ou seja, existe a necessidade de recomeçar, sempre que atingimos o fim do processo, tornando-o assim num ciclo. Esta metodologia de marketing estratégico é composta por quatro etapas que são:

• Análise de situação: a qual engloba a análise de contexto, a análise dos consumidores e da concorrência, assim como, a análise interna da empresa. Nesta primeira etapa ocorre a recolha de todas as informações necessárias para transitar para a etapa seguinte;
• Definição da proposta de valor: neste constituinte do processo de marketing estratégico são definidos os objetivos deste, bem como, a tomada de decisão baseada em três níveis distintos: segmentação, vantagens competitivas e singularidade;
• Implementação da estratégia: esta etapa implica a procura de um local no mercado, o qual apresente um conjunto de consumidores que evidenciem uma necessidade que apenas a empresa pode satisfazer;
• Controlo: neste elemento está incluída a definição de um preço, o qual contribua para a imagem e posicionamento do produto no mercado, possibilitando a transformação desse valor em lucro para a empresa.

A implementação de uma estratégia de marketing por uma empresa é imperial para garantir a sustentabilidade presente e futura desta. O conceito de marketing engloba um variado número de tipologias de marketing, como por exemplo, marketing digital, marketing de influência ou mesmo marketing estratégico, sendo que a tipologia de estratégia a utilizar por cada empresa, depende dos objetivos que esta pretende com a sua implementação.

O marketing estratégico tem como base o planeamento da atividade produtiva, prevendo os resultados a médio e longo prazos de acordo com as informações previamente recolhidas. A utilização do marketing estratégico no âmbito da gestão de uma empresa permite uma maior sustentabilidade desta, na medida em que, a planificação das ações a realizar no futuro é mais concreta e sustentável, assim como, a tomada de decisão é mais fundamentada, diminuindo o risco inerente a esta. A implementação de uma metodologia de marketing estratégico funciona como um elemento de investimento na inovação produtiva de uma empresa, bem como uma aposta no desenvolvimento futuro desta, possibilitando uma maior proximidade entre a entidade empresarial e os consumidores.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-09-06T16:53:03+00:00
Go to Top