PRR: Concurso Test Beds alberga mais de 3000 propostas de produtos piloto
O concurso da medida Rede Nacional de Test Beds, o qual integra a dimensão da Transição Digital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, encerrou no passado dia 24 de junho de 2022, contando com mais de 3000 produtos registados em 40 candidaturas. De ressalvar que o presente concurso tem como objetivo a criação de uma rede nacional para a prestação de serviços às empresas para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços.
130 empresas e 3000 projetos piloto
Os 40 projetos apresentados na esfera do presente concurso envolvem cerca de 130 empresas e propõem o desenvolvimento de mais de 3000 produtos piloto, num montante global de investimento superior a 147 milhões de euros. O presente apoio integra a componente da Transição Digital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual pretende promover a aceleração da transição digital das empresas com vista a aumentar a competitividade destas no mercado.
Colaboração entre as entidades envolvidas
As Tests Beds, tidas como polos de inovação, funcionam através de uma metodologia de colaboração entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas às quais prestam serviços. De salientar que as Test Beds estão essencialmente destinadas a Pequenas e Médias Empresas e a startups.
Despesas previstas no âmbito da Rede Nacional de Test Beds
Este apoio prevê a aquisição de equipamento e de software, essencial ao funcionamento da Test Bed, o desenvolvimento de plataformas digitais, a aquisição e consequentes custos relativos a patentes e, por fim, todos os custos relacionados com a operação da Test Bed, desde os recursos humanos necessários ao seu funcionamento até à aquisição de serviços técnicos especializados.
Para saber mais sobre este e outros apoios do PRR clique aqui.
Patrícia Neves