São Miguel, a ilha verde dos Açores

A ilha de São Miguel integra o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, sendo sobejamente conhecida pelas suas paisagens predominantemente verdes. São Miguel constituí a maior ilha do arquipélago, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima, albergando na sua área mais de metade da população açoriana. A principal ilha da região autónoma dos Açores, carateriza-se por elementos como o cenário vulcânico, a flora e a vida marinha diversificada, a qual inclui também a presença de baleias. As caraterísticas evidenciadas pela ilha de São Miguel potenciam as suas capacidades no âmbito da atividade turística.

Geografia

A ilha de São Miguel, ostenta uma natureza vulcânica, estando sujeita a atividade sísmica constante. Apresenta um relevo montanhoso, sendo possível destacar neste contexto o Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha, com 1105 metros de altitude e uma paisagem recortada por vales, grutas e ribeiras, os únicos cursos de águas presentes na área territorial da ilha de São Miguel. Ponta Delgada, a capital, apresenta um conjunto diversificado de elementos patrimoniais, como as Portas da Cidade do século XVIII e a Igreja de São Sebastião, de estilo gótico.

A principal ilha dos Açores também é conhecida pelas suas lagoas de beleza singular, como a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas. Curiosamente, todos estas lagoas se situam no fundo de crateras de antigos vulcões.

Relativamente ao clima, um aspeto fundamental para quem pretende visitar ou explorar um determinado território, na ilha de São Miguel, este caracteriza-se como temperado oceânico. Fatores como a maritimidade conferem à ilha de São Miguel uma pequena amplitude térmica, sendo que, a pluviosidade se distribui de forma regular ao longo do ano, contudo esta é mais abundante na estação fresca.

No Inverno, como acontece nas demais ilhas do arquipélago, a ilha de São Miguel é assolada por fortes ventos e um céu que se apresenta geralmente com nebulosidade.

Património

A beleza da paisagem da ilha de São Miguel, caraterizada pela sua cor verde, representa um dos principais focos de atração de turistas, contudo podemos destacar um conjunto de locais de obrigatórios aquando da visita à principal ilha do arquipélago dos Açores.

• Lagoa do Fogo: este território é reserva natural desde 1974, ostentando uma lagoa com 30 metros de profundidade máxima;
• Parque da Ribeira dos Caldeirões: corresponde a um projeto de valorização paisagística e de aproveitamento turístico do conjunto de moinhos de água e de toda a estrutura de caminhos aí existentes, procurando a sua musealização;
• Castelo de São Brás: a sua construção remonta ao século XVI, com o objetivo de promover a defesa contra ataques de corsários e piratas, o Forte de São Brás era a mais importante fortificação de todo o conjunto de fortes da cidade;
• Parque Terra Nostra: este parque constituí um dos mais belos jardins da Europa. Apresenta uma piscina de água termal e mais de 2000 espécies de árvores;
• Paisagem Protegida da Bacia das Sete Cidades: esta paisagem representa uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na qual se encontram inseridas as lagoas Verde e Azul, as quais segundo a lenda foram formadas, a partir das lágrimas derramadas de um pastor e de uma princesa que viviam um amor proibido. Neste local é possível desfrutar da panorâmica do miradouro da Vista do Rei, nome que recorda a presença do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, em 1901;
• Miradouros da Ponta da Madrugada e da Ponta do Sossego: pelo facto de se situarem a nordeste, é possível, nestes miradouros desfrutar do nascer do sol;
• Ribeira Quente: este local constitui uma pequena vila piscatória, na qual é possível observar os tradicionais barcos de “Boca Aberta”, assim como, desfrutar de uma praia abrigada;
• Igreja de Nossa Senhora do Rosário: construída sobre uma antiga ermida, a atual igreja, datada do século XVIII, constituí um templo de três naves com um notável conjunto de esculturas setecentistas da autoria de Machado do Castro.

Economia

O setor primário constitui a principal atividade económica da ilha de São Miguel, com especial enfoque na área agrícola, muito por força das caraterísticas naturais que o território apresenta.

Relativamente às indústrias transformadoras, é na ilha de São Miguel que se encontram o maior número dessas empresas, nomeadamente ligadas à alimentação, bebidas e tabaco.

Na ilha de São Miguel é possível destacar outras duas culturas cujas produções, embora não sendo significativas em quantidade, constituem produtos procurados e apreciados, não só pelos residentes, como também por todos aqueles que visitam a ilha. As duas culturas são o ananás e o chá, uma planta que foi trazida da China para os Açores por volta do ano de 1801.

Além da indústria produtiva, é possível destacar ainda a atividade turística, a qual representa um contributo fundamental e imprescindível para a economia da ilha.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-11-19T13:23:37+00:00
Go to Top