Sistema de Gestão Ambiental: a certificação da adoção de práticas ambientais sustentáveis de uma empresa

A proteção do ambiente representa uma temática de discussão constante na sociedade, sendo imperial a adoção de práticas ambientais que permitam mitigar as consequências das alterações climáticas. As empresas, devido aos seus processos produtivos, contribuem em grande medida para a proliferação das alterações climáticas, contudo a realização de pequenas alterações, bem como, a implementação de etapas mais conscientizadas para o ambiente podem ser a chave para tornar o processo produtivo de uma empresa mais sustentável a nível ambiental. A implementação de um sistema de gestão ambiental numa empresa, constitui um fator de primazia perante os demais concorrentes no mercado, na medida em que, esta tipologia de certificação confere à organização empresarial, a reputação da adoção de práticas ambientais sustentáveis.

O que é a Certificação ISO 14001- Sistema de Gestão Ambiental?

A certificação ISO 14001 define-se como uma norma internacional, a qual permite às empresas demonstrar o compromisso assumido com a proteção do ambiente através da gestão dos riscos ambientais inerentes à atividade produtiva desenvolvida. Ao assumir a responsabilidade ambiental, a empresa reforça a ideia de uma imagem comercial sustentável.

Esta norma, auxilia não só, na identificação e respetiva gestão dos riscos ambientais associados aos procedimentos internos da atividade produtiva desenvolvida pela entidade empresarial, como também identifica os requisitos preponderantes para uma gestão eficaz dos riscos, tendo em consideração a prevenção e proteção do ambiente, bem como a conformidade legal e necessidades socioeconómicas.

A obtenção de uma certificação de sistema de gestão ambiental constitui uma ferramenta essencial para as empresas e demais organizações que pretendem conquistar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade e sociedade. Este reforço da confiança provém da demonstração voluntária do compromisso com a melhoria contínua do desempenho ambiental.

A certificação ISO 14001, relativamente ao sistema de gestão ambiental permite a uma organização empresarial demonstrar o seu compromisso com a proteção do meio ambiente, reforçando a sua imagem institucional para com os consumidores, ao mesmo tempo, que propicia um acompanhamento mais eficiente da constante evolução do mercado.

Objetivos da implementação de um sistema de gestão ambiental numa organização empresarial

A certificação ISO 14001 apresenta como objetivo primordial o de proporcionar às entidades empresariais um enquadramento para proteger o ambiente e em simultâneo, responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades de cariz socioeconómico.

Esta norma pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável através:

• Da proteção do ambiente;
• Da mitigação de riscos para a entidade empresarial;
• Do cumprimento das obrigações de conformidade;
• Da melhoria do desempenho ambiental evidenciado pela empresa;
• Da perspetiva de ciclo de vida;
• Da obtenção de benefícios de natureza financeira e operacional;
• Da comunicação da informação ambiental.

Vantagens da implementação de um sistema de gestão ambiental numa empresa

A adoção de um sistema de gestão ambiental por parte de uma organização empresarial, apresenta as seguintes vantagens:

• Compromisso ambiental: as empresas ou organizações que recorrem à certificação ISO 14001 demonstram desta forma o seu compromisso para com uma gestão sustentável, assegurando a melhoria do desempenho desta. A incorporação de questões e práticas ambientais na gestão da organização, assim como, o aumento do envolvimento dos elementos de cargos de gestão mais elevados e dos colaboradores na gestão ambiental possibilita a concretização dos objetivos estratégicos inerentes a esta com sucesso;
• Incremento do desempenho: a conformidade com a certificação ISO 14001 propicia a melhoria e respetiva automatização da gestão de recursos através da utilização racionalizada dos mesmos e deste modo reduzindo a probabilidade de ocorrência de riscos ambientais, como por exemplo, emissões ou derrames de substâncias prejudiciais para o meio ambiente. Com a melhoria da eficiência dos processos produtivos, são reduzidos ou custos associados a uma gestão deficiente, como por exemplo, multas, coimas e seguros;
• Gestão da reputação da empresa: ao evidenciar níveis superiores de conformidade ambiental e reduzindo o risco da existência de incumprimentos e consequentes penalizações, as organizações empresariais comprovam os seus valores e compromisso com o ambiente. As vantagens competitivas provenientes da melhoria da imagem são visíveis não só a nível de mercado externo, mas também a nível de mercado interno, através da consciencialização e motivação dos seus colaboradores.

Auditorias ambientais

Uma auditoria ambiental consiste numa ferramenta que permite às organizações determinar o seu desempenho a nível ambiental. Este instrumento permite não só avaliar o cumprimento dos requisitos ambientais, como também avaliar o desempenho relacionado com resíduos, águas, emissões e energias, permitindo reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente e aumentar a eficiência dos processos.

A realização de uma auditoria ambiental viabiliza o assegurar do cumprimento das normas ambientais e evita custos desnecessários à organização empresarial, relativamente a danos ambientais e consequências para a saúde pública. Esta ferramenta propicia ainda a implementação das medidas fundamentais para garantir o cumprimento dos requisitos, corrigindo e eliminando lacunas do sistema de gestão ambiental, identificando os programas de monitorização e ensaios ambientais necessários.

As auditorias ambientais dividem-se em três tipologias fundamentais:

• Auditorias técnicas: as quais apresentam como objetivo avaliar a gestão incluindo auditorias de processos, resíduos, energéticas, entre outras;
• Auditorias de produto: esta tipologia de auditoria apresenta como desígnio o de determinar se um produto cumpre determinados critérios que lhe permitam obter um certificado ecológico;
• Auditorias de organização: este segmento de auditoria incorpora as auditorias de cumprimento da legislação ambiental, auditorias a sistemas de gestão ambiental, risco ambiental, declaração ambiental e cumprimento dos objetivos ambientais.

A implementação de um sistema de gestão ambiental numa empresa constitui uma metodologia que permite uma maior proteção do meio ambiente, na medida em que, os processos produtivos das empresas representam uma das principais fontes de poluição do meio ambiente, muito por força dos produtos utilizados no exercício da atividade produtiva. A realização de auditorias ambientais permite verificar o cumprimento de todas as normas.

A aposta num sistema de gestão ambiental representa um investimento das entidades empresariais na inovação produtiva, ao mesmo tempo, que assegura uma melhoria da imagem comercial para com os demais envolvidos no mercado, assim como, a sustentabilidade futura da empresa, através do acompanhamento da evolução constante do mercado.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-09-17T14:30:30+00:00
Go to Top